O Baú do Seu Machado

A peça

O texto conta as peripécias do cãozinho Quincas Borba em busca do baú de lembranças do Seu Machado, roubado por um terrível e desconhecido ladrão, onde estava reunida toda a obra do escritor.

Quincas Borba e uma espectadoraSílvia Eleutério

Meu Deus! Aconselhado por Quincas Borba, Seu Machado decide pedir ajuda à cartomante, Dona Bárbara, inspirada na personagem do conto A Cartomante. Durante a consulta, D. Bárbara, com suas visões, acaba ajudando Seu Machado a lembrar-se de fatos e personagens.

Dona Bárbara e sua intérprete, Márcia Kaskus.

De repente, surge o marujo Deolindo Venta-Grande, personagem retirado do conto Noite de Almirante. O marujo, que estava preso dentro do baú, conseguiu escapar e diz: Qual é o meu nome? Deolindo Venta-Grande! Venta grande é nariz largo, mas é também vento que bate forte! Foi daí que fiz dar um vento forte, mas tão forte que escapei pelo buraco da fechadura do baú. Deolindo, com seu jeito simples, restitui a alegria ao velho Machado, trazendo à cena o ladrão arrependido, o Diabinho, personagem livremente inspirado no conto A igreja do diabo. Todos comemoram; e, cantando e dançando, se despedem do público.Os bonecos da peça

Voltar